sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Surata Bácara, versículos 273-277

Em nome de  Allah, o Clemente, o Misericordioso 

Na aula de hoje, primeiramente recitamos os versículos 273 e 274 da surata de Al-Bacara:

 للفقراء الذين أحصروا في سبيل الله لا يستطيعون ضربا في الأرض يحسبهم الجاهل أغنياء من التعفف تعرفهم بسيماهم لا يسألون الناس إلحافا وما تنفقوا من خير فإن الله به عليم

(Concedei-a) aos que empobrecerem, empenhados na causa de Allah, que não podem se dar a negócios na terra, e que o ignorante não os crê necessitados, porque são reservados. Tu os reconhecerás por seus aspectos, porque não mendigam impertinentemente. De toda a caridade que fizerdes Allah saberá. (273)

 الذين ينفقون أموالهم بالليل والنهار سرا وعلانية فلهم أجرهم عند ربهم ولا خوف عليهم ولا هم يحزنون

Aqueles que gastam dos seus bens, tanto de dia como à noite, quer secreta, quer abertamente, obterão a sua recompensa no Senhor e não serão presas do temor, nem se angustiarão. (274)

Como foi dito, o Islam para estabelecer o equilíbrio e a moderação na comunidade islâmica fez recomendações, entre elas a contribuição com a esmola, ou seja, para que os ricos e poderosos ajudarem a comunidade oprimida com os seus bens.

Estes versículos se referem à importância da esmola, concedido aos refugiados e combatentes que perderam suas casas e bens por ter dedicado à causa de Allah (ﷻ), aqueles que longe de suas casas, nem têm bens, nem possibilidade de trabalhar e ganhar algo e se sustentar, em que a sua honra não lhes permita pedir as pessoas e resolver as suas necessidades, aparentemente a maioria das pessoas pensa que eles não precisam de nada, mas os crentes devem pensar neles, já que não querem desacreditar sua honra e não devem permitir que seus irmãos da fé e da religião vivam na pobreza e em dificuldades.

Tal como se lê na história, no início do Islam o profeta (ﷺ) junto com um grupo migrou de Meca à Medina, mas em Medina não tinha lugar para ficar nem tinha rendimento, já que os politeístas de Meca tinham seus bens confiscados, o povo de Medina receberam estes grupos nas suas casas, e os ofereceram, mantimentos e os meios de sustentação, mas a maioria vivia no lado da mesquita do profeta em um lugar denominado Safe, porem este versículo recomenda aos crentes a analisar a situação da sua vida.

Portanto, este versículo nos ensina:

1. Allah nos bens dos ricos tem posto um direito para gastar a favor dos necessitados.

2. Na comunidade islâmica antes que os necessitados se manifestam as suas necessidades, os crentes devem estudar a sua situação e não permitir que desacreditem sua honra e o seu desprezo.

3. Na cultura do Alcorão, o pobre é quem não é capaz de sustentar a sua vida por causa de seus problemas físicos, tais como a doença, velhice e fatores naturais, como inundações, terramotos ou guerra, reconhecendo isso, é uma obrigação à proteção da sua honra, bem-estar material e financeiro, mas em outras sociedades os pobres insistem em pedir dinheiro às pessoas.

4. Allah (ﷻ) tem assegurado o futuro daqueles que dão esmolas em Seu caminho e eles não devem ter medo da pobreza, tal como também por confiar em Allah (ﷻ), eles nunca se arrependerão ou afligirão pelas esmolas dadas.

Em seguida, lemos os versículos 275 e 276 da surata de Al-Bacara:

 الذين يأكلون الربا لا يقومون إلا كما يقوم الذي يتخبطه الشيطان من المس ذلك بأنهم قالوا إنما البيع مثل الربا وأحل الله البيع وحرم الربا فمن جاءه موعظة من ربه فانتهى فله ما سلف وأمره إلى الله ومن عاد فأولئك أصحاب النار هم فيها خالدون

Os que praticam a usura serão ressuscitados como aquele que foi perturbado por Satanás; isso, porque disseram que a usura é o mesmo que o comércio; no entanto, Allah consente o comércio e veda a usura. Mas, quem tiver recebido uma exortação do seu Senhor e se abstiver, será absolvido quanto ao passado, e seu julgamento só caberá a Allah. Por outro lado, aqueles que reincidirem, será condenado ao inferno, onde permanecerão eternamente. (275)

 يمحق الله الربا ويربي الصدقات والله لا يحب كل كفار أثيم

Allah destituirá a usura de todas as benesses e multiplicará a recompensa aos caritativos; Ele não aprecia nenhum incrédulo, pecador. (276)

Recordando que Allah (ﷻ) em 14 versículos contínuos da surata de Al-Bacara está encorajando os fiéis a dar esmolas e definir seus sinais individuais e sociais que por um lado avive o espírito de generosidade em pessoa, reduzindo a sua tendência mundana, e por outro lado alivia a distância de classe, governando o espírito de fraternidade e igualdade na comunidade islâmica.

Agora, depois de estes versículos, o Alcorão se refere ao fenômeno sinistro da usura que tanto afeta o equilíbrio econômico da comunidade, com o equilíbrio psicológico pela sua pratica, por um lado motiva a animosidade e ódio dos oprimidos contra os ricos e conduz a comunidade até a explosão e, por outro lado, traz uma espécie de mania para os usurários, uma vez que só conhecem o dinheiro e ouro em toda a negociação, inclusive com as inclinações humanas, o usurário sem que o seu dinheiro despenhe um papel na produção ou nos assuntos de serviço comunitário, e sem que o seu pensamento ou a força do seu braço fazer algo, dando o seu dinheiro à pessoa necessitada e pede um lucro de volta.

O resultado disso é que todos os debilitados ficam ainda mais fracos e os ricos mais ricos, e esta é a grande injustiça contra a comunidade oprimida, por isso, em todas as religiões divinas usura é proibida e determina grandes punições para aqueles que a praticam. Mesmo que aparentemente usura aumente bens e a esmola os reduza, no entanto, a benevolência de pratica-la, está nas mãos de Allah (ﷻ), por isso, o dinheiro obtido através de usura, em vez de trazer felicidade para a pessoa, uma vez que está acompanha com ódio dos oprimidos torna-se inseguro o dinheiro e a vida do usurário e é possível que até mesmo acabar com os seus bens, ao contrário do que a contribuição com esmola com a popularidade adquirida na comunidade traz tranquilidade e se pavimenta o caminho do desenvolvimento e bem-estar na comunidade.

A partir destes versos ficamos sabendo que:

1. A usura anula o equilíbrio psicológico das pessoas e também o equilíbrio económico da comunidade, em vez de amor e injustiça em vez de justiça propaga ódio na comunidade.

2. O Islam é uma religião global que cuida a comunidade, através de programas dedicados aos assuntos económicos do povo e não forçá-los a fazer da oração, sem ilusão.

3. A usura é um tipo de ingratidão a Allah (ﷻ), uma vez que os bens acumulados a nossa disposição não são apenas um depósito e se não contribuímos com esmola, é ser ingrato perante a bondade divina e pode motivar a destruição dos nossos bens.

Em seguida, recitamos o versículo 277:

 إن الذين آمنوا وعملوا الصالحات وأقاموا الصلاة وآتوا الزكاة لهم أجرهم عند ربهم ولا خوف عليهم ولا هم يحزنون 

Os crentes que praticarem o bem, observarem a oração e pagarem o zakat, terão a sua recompensa no Senhor e não serão presas do temor, nem se angustiarão. (277)

Este versículo apresenta o verdadeiro crente que ao lado de estabelecer uma relação com o Criador nas orações regulares, pensa também em relação com o criado e criação de Allah (ﷻ), recolhendo Zakat (tributo religioso), também não reconhece a religião limitada a realizar seus deveres com relutância, mas também deve pensar em praticar a bondade com os outros.

Nós terminamos nossa aula dizendo que o aumento das esmolas, caridade e zakat na comunidade não deixam espaço para usurários, de modo que administre a comunidade a uma verdadeira justiça.

Fonte: parstoday

Nenhum comentário:

Postar um comentário