sexta-feira, 15 de junho de 2018

Tafsir da Surah Al Ikhlass - Da Sinceridade

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso Louvado seja Allah, e que a bênção e a paz estejam com o nosso Profeta Muhammad, com os seus familiares, e com todos os seus companheiros.
Surah Al Ikhlass (112)

قُلْ هُوَ اللَّهُ أَحَدٌ (1
اللَّهُ الصَّمَدُ (2
لَمْ يَلِدْ وَلَمْ يُولَدْ (3
وَلَمْ يَكُن لَّهُ كُفُواً أَحَدٌ (4
Dize: "Ele é Allah, Único.
Allah é O Solicitado.
Não gerou e nem foi gerado.
E não ha ninguém comparável a Ele.

Absoluta Unicidade de Allah (Monoteísmo)
Este breve capítulo é equivalente a um terço do Alcorão, como confirma  a autêntica  hadith. Al-Bukhari, o principal estudioso de Hadith, relata um hadith que menciona o caso de alguém que tinha ouvido um outro homem recitando esta surata repetidamente. Ele foi para o Profeta na manhã seguinte e disse-lhe, desaprovando, sobre o que ele tinha ouvido, como se ele sentisse que era muito pouco. O profeta, comentou: "Eu juro por Ele, que tem a minha alma em Sua mão que ela [ou seja, esta surata] é equivalente a um terço do Alcorão". E, de fato, não há nada de surpreendente nisso. Para a unicidade de Allah, o Profeta foi ordenado a declarar para todo o mundo que uma crença estar arraigada em nossa mente, uma explicação da existência humana e um modo de vida em si. A partir desse ponto de vista, a surata pode ser compreendida, com maior clareza dos termos, a principal e mais importante ideia da grande verdade do Islam.
O termo árabe, Ahad, usado aqui para se referir a unicidade de Allah é muito mais preciso do que o termo mais frequentemente utilizado, Wahid, o que significa 'um'. Ahad está agregado a conotações de unicidade absoluta e contínua e uma ausência de iguais.
A Unicidade de Allah é tão grande que não há nenhuma verdade e nehuma existência permanente exceto a d’Ele. Além disso, nenhum outro ser adquire qualquer poder que pode possuir de Allah que governa esse mundo. Nada mais planeja alguma coisa para o mundo, nem, aliás, decide nada nele.  Esta crença deverá ser enraizada em nós. Isso nos dá uma explicação completa da existência humana. Uma vez que esta crença é clara e a explicação estabeleceu-se em nossas mentes, nossos corações são purificados de todas as falsidades e impurezas. Eles, os homens, são assim liberados de todas as obrigações, exceto a sua ligação com o Ser Único, a quem só a realidade da existência pertence e que é o único poder eficaz neste mundo. Assim, o coração humano é liberado da escravidão de qualquer coisa nesse mundo, mesmo se não puder esquivar-se a noção de que existem outros seres. Na verdade, por que nossos corações aspirariam qualquer coisa que não tem nem uma realidade permanente, nem qualquer poder independente para funcionar neste mundo? A única existência real é a do Ser Divino e o poder verdadeiramente eficaz é a Vontade Divina.
Quando um coração humano deixa de acreditar em qualquer coisa, mas acredita que a única verdade é a de Allah, e defende esta verdade eternamente, começa a desfrutar de sua liberdade de todos grilhões, falsas ideias, maus desejos, medos e confusões de qualquer espécie. Assim, quando um coração humano encontra Allah, se beneficia muito e não perde nada. Por que deveria temer alguma coisa, uma vez que não há poder absolutamente eficaz, senão o de Allah?
Quando um conceito que não vê nada no mundo, mas a realidade de Allah se estabelece em nossos corações e mentes, começamos a ver essa realidade verdadeira e permanente em tudo o que Ele fez. Isto é, quando o nosso coração sentir a mão de Allah em tudo. Há apenas um nível além desta que é quando o coração não sente nada, mas a realidade de Allah em todo o universo. Assim, é atribuída a cada evento e cada movimento nesta vida e no universo para a primeira e única causa; isto é, Allah, que traz outras causas em jogo e influencia sua eficácia. O Alcorão tem um grande cuidado para estabelecer esta verdade. ele sempre colocou de lado causas aparentes, associando fatos ocorridos diretamente com a vontade de Allah. Ele diz: "Quando você lançou [um punhado de areia] não foi o seu ato, mas de Allah." (8: 17) "A vitória só vem de Allah(8: 10 e 3: 126). "Você não tem vontade, exceto conforme a vontade de Allah." (76: 30)
Ao desconsiderar todas as causas aparentes e associar assuntos diretamente com a vontade de Allah, um sentimento de alívio penetra suavemente em nossos corações para que reconheçamos o único Salvador a quem podemos pedir tudo o que se pode desejar, e por quem nós somos resgatados de todo o medo. Nós já não somos impressionados com influências aparentes, as razões e as causas que não têm qualquer realidade ou verdadeira existência em si.
Estes são os passos de alguns caminhos místicos, ou sufis, os quais tentaram promover, mas eles se afastaram muito. O Islam quer que as pessoas sigam o caminho lutando com as realidades da vida, e levando uma vida humana na qual eles exercem o papel que Allah tem atribuído aos seres humanos na terra, usando todos os seus recursos e cumprindo todas as obrigações impostas sobre eles.
A partir deste conceito de unicidade de Allah corre o modo de vida com base na explicação da existência humana e todas as perspectivas, sentimentos e traços são estimulados. Esse modo de vida é baseado na adoração de Allah somente, cuja vontade é o único poder eficaz no mundo. Assim, as pessoas procuram refúgio N’Ele em tempos de necessidade e medo, felicidade e desconforto, facilidade e dificuldade. Pois, para que se voltar a um ser inexistente ou impotente? Este modo de vida pertence a Allah sozinho como seu benfeitor. Dele recebemos nossas crenças, perspectivas, valores, critérios, legislação, instituições, sistemas, ética e tradições.
Um modo de vida completo
Assim, o modo de vida completo é formulado, através de como as pessoas realizam todas suas atividades e fazem sacrifícios absolutamente e somente para Allah, esperando sempre estar mais perto da verdade. Esse modo de vida fortalece laços de amor, fraternidade, mútua simpatia e cuidado entre todos os seres e os corações humanos. Pois, quando se fala de libertação da submissão completa a esses sentimentos não estamos sugerindo que as pessoas devem desprezar ou odiá-los ou escapar de praticá-los. Em vez disso,
sugerimos que eles devem sua existência a Ele, o criador Divino. É para nós um presente de Allah que nos ama e a quem amamos. Por isso, Ele merece o nosso amor.
É um sublime e elevado modo de vida que olha para essa terra tão pequena, a vida tão curta, seus prazeres e luxos com pouco valor; e a ruptura com obstáculos como grande objetivo da humanidade. No Islã, entretanto, essa versão não significa reclusão, isolamento e abandono, não significa desprezo ou fugir da vida. Em vez disso, simplesmente significa um esforço contínuo e sincero e uma luta eterna para conduzir a humanidade para a submissão a Allah.
Consequentemente, é o cumprimento do papel do homem como vice-regente de Allah na terra com todas as suas obrigações, como já foi explicado. Libertação da alma através de uma vida de isolamento e de extrema espiritualidade é fácil alcançar, mas o Islam não a aprova, pois, ela quer que seus seguidores sigam o homem e esse papel foi atribuído a ele por Allah que o colocou no comando da terra e forneceu a humanidade a liderança. Esta é a maneira mais difícil a qual garante o homem elevação e alcança a vitória da vontade divina dentro dele. Esta é verdadeira libertação, exortar a alma humana para voar à sua fonte divina e atingir o seu estado sublime no âmbito de Allah, o Criador sábio, que definiu para ele.
Por causa de tudo isso, a primeira direção da mensagem islâmica foi dedicada ao estabelecimento da realidade da unicidade de Deus nos corações e mentes das pessoas. Dessa forma, a mensagem islâmica foi vista pela alma, coração e mente, como uma explicação completa da existência humana, um modo de vida e não apenas uma palavra falada ou uma crença inerte. É a vida e a religião em sua totalidade. Quaisquer que sejam os detalhes mais tarde posto em prática não são mais do que as frutas naturais de sua criação, nos corações e mentes das pessoas.
Todos os desvios que afligiam os seguidores das religiões divinas anteriores, e que corrompido suas crenças, ideias e vidas se levantou, em primeiro lugar, de uma deterioração do conceito de unicidade absoluta de Allah em suas mentes. Mas o que distingue esse conceito na fé islâmica é o fato de que ele está profundamente enraizado em toda a vida humana.
Na verdade, constitui a base de um sistema realista e prático para a vida humana, claramente refletido na legislação e crença.
Para dizer: "Ele é Deus, Único" (verso 1) significa que "Ele é o Eterno, o Absoluto(verso 2) e que "Ele não gerou, nem foi gerado, e não há nada que possa ser comparado a ele.(versos 3-4) Contudo, o Alcorão afirma tudo em detalhes, para maior ênfase e esclarecimento.
"O Eterno, o Absoluto" também significa que o Senhor, a quem toda a criação se transforma por ajuda,
e sem cuja permissão nada está decidido. Allah é o único Senhor. Ele é o Deus Único e Mestre, enquanto todos os outros seres, são apenas Seus servos. Para ele e Ele somente são direcionadas todas as orações e súplicas. Ele e só Ele decide tudo de forma independente.
"Ele não gerou, nem foi gerado", significa que a realidade de Allah é profundamente enraizada, permanente e eterna. Não há circunstâncias mutáveis ? que possam afetá-lo. Sua qualidade é a perfeição absoluta em todos os momentos. O nascimento é de descida e de multiplicação e implica um desenvolvido após ser incompleto ou nada. Exige adoção que se baseia na semelhança do ser e na estrutura. Tudo isso é absolutamente impossível no caso de Allah. Portanto, a qualidade de 'Único' inclui a renúncia de um pai e um filho.
"Não há nada que possa ser comparado a ele," significa que ninguém se assemelha a Ele em coisa alguma ou é equivalente a ele em qualquer aspecto, quer na sua realidade de ser, no fato de que Ele é o único poder efetivo, ou em qualquer de suas qualidades ou atributos. Isso está implícito na declaração do seu ser 'Único' feito no primeiro verso, que é repetida de certa forma para confirmar sobre esse fato. É uma renúncia ao dois deuses, crença que implica que Allah é o Deus do Bem enquanto o Mal tem o seu próprio senhor que, como a própria fé mostra - está em oposição a Allah, estraga as suas boas obras e propaga o mal na terra. O mais conhecido na crença de dois deuses foi a dos Persas, que acreditavam em um deus da luz e um deus das trevas. Essa crença ficou conhecida entre o povo do sul da Península Arábica, onde os persas certa vez tinham um estado e exerciam a soberania.
Esta Surata firmemente estabelece e confirma a crença islâmica na unicidade de Allah na Surata 109, Os Incrédulos, é uma denúncia de qualquer semelhança ou ponto de encontro entre o conceito islâmico da unicidade de Allah e qualquer crença que atribui forma humana ou de personalidade a Allah. Cada surata mantem-se ligada a unicidade de Allah a partir de um ângulo diferente. O Profeta costumava começar seu dia recitando estes dois capítulos na sunnah, ou oração voluntária antes do amanhecer obrigatório ou oração Fajr. Isto, certamente, era imensamente significativo.

Tradução Aysha Fattima
Fonte: oislam

Nenhum comentário:

Postar um comentário