As três religiões concordam com um fato básico: Tanto as mulheres
como os homens foram criados por Deus, o Criador de todo o Universo.
Contudo, a divergência começa logo após a criação do primeiro homem,
Adão, e da primeira mulher, Eva. A concepção judaico-cristã da criação
de Adão e Eva está narrada detalhadamente em (Gênesis, 2:4-3:24). Lá
está escrito que Deus proibiu o homem de comer do fruto da árvore
proibida. O Senhor Deus deu ao homem uma ordem, dizendo: "Podes
comer de todas as árvores do jardim. 17 Mas, da árvore do conhecimento
do bem e do mal não deves comer, porque no dia em que o fizeres serás
condenado a morrer". Também deu a mesma ordem à mulher. A serpente
seduziu Eva para que o comesse. E a mulher respondeu à serpente: "Do
fruto das árvores do jardim, Deus nos disse 'não comais dele nem sequer
o toqueis, do contrário morrereis." A serpente replicou à mulher: "De
modo algum morrereis 5 É que Deus sabe que no dia em que dele
comerdes, vossos olhos se abrirão e sereis como deuses, conhecedores do
bem e do mal". E Eva, por sua vez, seduziu Adão para comer com ela.
(Gênesis 6) A mulher notou que era tentador comer da árvore, pois era
atraente aos olhos e desejável para se alcançar inteligência. Colheu o
fruto, comeu-o e deu também ao marido, que estava junto. E ele comeu.
E quando Deus repreendeu Adão pelo que ele havia feito, ele colocou a
culpa em Eva. (Gênesis 11) Disse-lhe Deus: "E quem te disse que estavas
nu? Então, comeste da árvore, de cujo fruto te proibi?"12 E o homem
disse: "A mulher que me destes por companheira, foi ela que me fez
provar do fruto da árvore e eu o comi". Consequentemente, Deus disse a
Eva Gênesis 16: "Multiplicarei os sofrimentos de tua gravidez. Em meio
a dores darás à luz os filhos, a paixão arrastar-te-á para o marido e ele te
dominará". Para Adão Ele disse (Gênesis 17) "Porque ouviste a voz da
mulher e comeste da árvore, cujo fruto te proibi comer, amaldiçoada será
a terra por tua causa. Com fadiga tirarás dela o alimento durante toda a
vida. 18 Produzirá para ti espinhos e abrolhos e tu comerás das ervas do
campo. 19 Comerás o pão com o suor do rosto, até voltares à terra, de
onde foste tirado. Pois tu és pó e ao pó hás de voltar".
O conceito islâmico da primeira criação é encontrado em muitas
passagens do Alcorão, por exemplo:
"E dissemos: Ó Adão, mora tu e tua zaujah (esposa e companheira) no
Paraíso e comam dele prosperamente onde lhes aprouver, e não vos
aproximeis desta árvore e então sereis dos injustos." (Alcorão 2:35).
Então, Satanás sussurrou para eles, a fim de revelar a ambos o que lhes
havia sido ocultado de SAUÉTIHIMÉ (suas ambas e outras igualmente
presentes, invisíveis, não bons atributos) e, então, disse: "Não vos proibiu
a ambos, Vosso Senhor, desta árvore senão de seres ambos convertidos
em anjos ou de serem ambos dentre os imortais". E jurou-lhes que era um
conselheiro sincero. Assim, a ambos, DALLÉHUMÉ (indicou a ambos
em confiança, porém, com enganos, arrancando-os e enviando-os para
baixo, no que intencionou). Quando ambos provaram da árvore,
divisaram ambos suas SAUÉTIHIMÉ e começaram a cobrir-se com
folhas do paraíso. E seu Senhor chamou a ambos: "Eu não vos havia
proibido daquela árvore e dito a ambos que Satanás é vosso inimigo
declarado?" Eles disseram: "Senhor Nosso. Nós injustiçamos a nós
mesmos e se Tu não nos perdoares, Te apiedares de nós, certamente
estaremos dentre os perdedores." (7:20:23).
Um exame mais cuidadoso dos dois relatos sobre a Criação, revela
algumas diferenças essenciais. O Alcorão, ao contrário da Bíblia, coloca
a culpa igualmente em Adão e Eva pelo erro de ambos. Não há no
Alcorão a mais leve sugestão de que Eva tentou Adão, ou mesmo que ela
tenha comido do fruto antes dele. Eva, no Alcorão, não é insinuante,
sedutora ou vencida. Além do mais, Eva não pode ser culpada pelas dores
do parto. Deus, de acordo com o Alcorão, não pune ninguém pelas faltas
do outro. Ambos, Adão e Eva, cometeram um pecado e então pediram a
Deus o perdão, e Ele os perdoou.
Fonte: A mulher no Islam المراه في الإسلام
Fonte: A mulher no Islam المراه في الإسلام
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