Mesmo que a pessoa tente fazer o
melhor para purificar sua alma, pode ser que fraqueje, pois a natureza do ser
humano é propensa às fraquezas esporádicas. O Profeta (que a paz e as bênçãos
de Allah estejam com ele) disse: “Toda
a humanidade comete pecados, de forma contínua. As melhores pessoas dentre
aquelas que cometem pecado regularmente são as que se arrependem com
freqüência”.
Sem dúvida, a questão não termina quando uma pessoa
fraqueja e peca. Desde que esta pessoa não chegue às portas de sua morte, o
arrependimento será sempre possível e acessível a ela. Não deve se desesperar,
pois sempre haverá a possibilidade do arrependimento e do pedido de perdão,
ante Allah (ﷻ), dos pecados e transgressões que
houver cometido. Allah (ﷻ) disse claramente: “Dize: Ó
servos meus, que se excederam contra si próprios, não desespereis da
misericórdia de Allah; certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o
Indulgente, o Misericordioso.” (Zumar: 53).
O verdadeiro arrependimento inclui: deixar de
cometer o pecado antes cometido; sentir remorso e ter a intenção sincera de não
cometer tal pecado novamente. Sem estes componentes, o indivíduo não demonstra
a Allah (ﷻ) que está completa e sinceramente arrependido. O
arrependimento é o verdadeiro retorno ao serviço e adoração a Allah (ﷻ) – o que é o propósito dos seres humanos neste
mundo.
Ibn Taimiyah ressaltou, de forma
clara, que é muito mais importante se arrepender de crenças equivocadas que se
arrepender de maus pensamentos ou sentimentos. Ele explica a razão deste
argumento: “Se alguém não
realizar uma ação obrigatória ou cometer um pecado, crendo na sua
obrigatoriedade [em relação ao primeiro] ou na sua maldade [em relação ao
segundo], então a sua crença o poderá levá-lo a realizar o ato obrigatório e o
afastar do pecado. Não haverá nada que esteja, constantemente, impulsionando ou
prevenindo-o a realizar tais ações. Certamente, as forças que o impulsionam ou
apartam estarão em choque. Isso significa que, às vezes, uma superará a outra e
vice-versa, e sua alma estará cuidando desta dita pessoa. Algumas vezes
realizará as ações obrigatórias e outras, não. E, às vezes, cometerá pecados,
enquanto outras, não. Este é o caso de muitos muçulmanos pecadores que, por
vezes cumprem com suas obrigações e outras, não. E que, algumas vezes, pecam,
outras, não; ou que, devido a seus desejos, contradizem com o que há em seus
corações [quer dizer, tanto o desejo de fazer o bem, como o desejo de fazer o
mal se encontram presentes em seu coração e competem entre si]; já que em seu
coração residem as bases da fé que o obriga a fazer o bem e afastar do mal. Sem
dúvidas, ele também sente paixão e luxúria, o que o impele a seguir na direção
oposta. Mas, se a pessoa realiza ações que [equivocadamente] crê
obrigatórias ou deixa de realizar alguma ação porque crê ser proibida, as
forças que o impulsionam a deixar ou a realizar a ação serão uma constante em
seu coração e isso é muito mais importante que o primeiro caso [mencionado no
parágrafo anterior]. Também pode ser muito mais difícil que o primeiro caso, se
não existe nada que o leve a se afastar destas crenças falsas, já que a pessoa
no primeiro caso possui uma força que o impulsiona a se afastar do pecado...”
Na realidade, cada vez que uma pessoa comete um
pecado, está se distanciando de Allah (ﷻ), como é mostrado claramente no
hadith citado antes e que diz que uma pessoa se aproxima de Allah (ﷻ) pelo cumprimento de suas obrigações e, também, dos
atos voluntários. Se este fosse o caso, o crente deveria, de forma imediata,
tentar se purificar do efeito negativo que qualquer pecado tenha deixado. Isso
pode ser alcançado deixando de cometer pecado e voltando a Allah (ﷻ), arrependendo-se ante Ele e buscando Seu perdão. É
verdadeiramente comovente ver como, no mesmo conjunto de versículos, Allah (ﷻ) fala sobre os crentes que cometem faahishah (atos
vergonhosos) e prejudicam sua alma e, ainda assim, descreve-os como habitantes
do Paraíso. O ponto crucial é que deixem de pecar e que busquem, com vontade, o
perdão de Allah. Allah (ﷻ) disse: “Que, quando cometem
uma obscenidade ou se condenam, mencionam a Allah e imploram o perdão por seus
pecados – mas quem, senão Allah perdoa os pecados? – e não reincidem, com
conhecimento, no que cometeram. Para estes a recompensa será uma indulgência do
seu Senhor, terão jardins, abaixo dos quais correm os rios, onde morarão
eternamente. Quão excelente é a recompensa dos diligentes!” (Al ‘Imran:
135-136).
Efetivamente, Allah (ﷻ) se
compraz quando o servo se arrepende. Através do arrependimento o servo prova a
sua crença em Allah, o Compassivo, Benevolente e Misericordioso. Também mostra
a sua vontade, no fundo de sua alma, de não contrariar Allah ou afastar-se do
que O agrada. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam
com ele) afirmou que: “Allah se
regozija mais pelo arrependimento de Seu servo crente que regozija uma pessoa
que se encontra no deserto, deixa seu alimento e bebida sobre seu camelo, dorme
e, ao despertar descobre que o camelo escapou. Busca-o até se encontrar tomado
pela sede. Então pensa: ‘Devo regressar ao lugar onde me encontrava e dormir
até morrer’. Coloca sua cabeça sobre sua almofada, pronto para morrer, então
desperta e encontra seu camelo com suas provisões, inclusive sua bebida e sua
comida. Allah se regozija muito mais pelo arrependimento do servo crente que
esta pessoa por haver recuperado suas provisões.” (Muslim).
O maior prazer de Allah (ﷻ) é a recompensa especial pelo arrependimento. De
fato, quando o crente toda consciência deste fato e o absorve, o impulso pelo
arrependimento de todos os seus pecados e deslizes se torna algo muito forte em
seu coração.
Não é possível exagerar na
importância do arrependimento para a purificação da alma, porque esta é a
última etapa do ser humano para com seu Senhor. É aqui que Ele remove as
manchas e impurezas de sua alma, para que, assim, sua alma esteja preparada
para entrar no Seu Paraíso.
Sem importar o quão devota seja a
alma, indubitavelmente, existirão deficiências em relação aos direitos de seu
Senhor. Estas deficiências, muitas das quais já foram analisadas ao tocar no
tema da contemplação – já que há uma forte relação entre a contemplação e o
arrependimento, incluem as seguintes:
1) Muitas vezes (se não sempre) os atos de adoração
e obediência, de uma pessoa para com Allah (ﷻ), não alcançam seu potencial máximo.
Certamente, estar muito satisfeito com os próprios atos de adoração é algo
extremamente perigoso para a alma. Os que são realmente conscientes de sua
relação com Allah (ﷻ) ficam muito ansiosos para buscar o
perdão de Allah (ﷻ), depois de realizar um ato de
adoração. Entendem que tiveram alguns defeitos em seus atos de adoração, como,
por exemplo, não estar completamente em harmonia com suas orações. O Profeta
(que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) ensinou os crentes a pedir o
perdão de Allah (ﷻ), por três vezes, assim que
finalizassem as orações obrigatórias. Esta prática reflete o fato que todos
podem cometer erros, inclusive em seus atos de adoração.
2) O crente nunca será capaz de agradecer a Allah (ﷻ) por todas as bênçãos que Ele o concedeu, sem levar
em consideração o quão obedientes são. Por exemplo, como uma pessoa pode
agradecer completamente a Allah (ﷻ) por Suas bênçãos, como a de ter-lhe
dado a vida? Por isso a pessoa deve se arrepender diante de Allah (ﷻ) por sua falta de capacidade de agradecê-Lo
completamente ou de forma suficiente.
3) Pode acontecer do muçulmano “fazer para se
mostrar” (rijaa) em algumas de suas ações. Se este for o caso, ele deve,
definitivamente, arrepender-se frente a Allah (ﷻ).
Até os mais devotos devem buscar sempre o
arrependimento e o perdão de Allah (ﷻ). Ibn Taimiyah escreveu: “O servo se encontra sempre entre uma bênção
de Allah que requer seu agradecimento e um pecado que requer a busca do perdão.
Por necessidade, ambas as circunstancias estão dentro do mesmo servo.
Constantemente ele recebe bênçãos e gratificações de Allah e sempre está
cometendo faltas na necessidade de se arrepender e buscar o perdão. Por esta
razão, o chefe de todos os seres humanos e o líder dos devotos, Muhammad (que a
paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) buscava o perdão em todas as
situações”.
O Profeta (que a paz e as bênçãos de
Allah estejam com ele) costumava arrepender-se ante Allah e buscar Seu perdão
mais de cem vezes por dia (registrado por Muslim).
Além de purificar os pecados de uma pessoa, o
arrependimento sincero é um importante ponto na purificação da alma. Por
exemplo, ajuda a pessoa a se prostrar verdadeiramente ante seu Senhor. Quando
reconhece suas fraquezas e pecados o crente se dá conta de que não há outra
saída além de recorrer a Allah (ﷻ) humildemente, buscando o perdão por
seus erros. Isto o aproxima de Allah (ﷻ), mesmo que o que o tenha levado a
esta situação tenha sido um pecado cometido (dessa forma, grande é a
misericórdia e graça de Allah).
Enquanto aceita seus pecados (através da obrigação
de prestar contas deles) e se arrepende sinceramente, percebe o quanto se
afastou do caminho certo e seu coração, sincera e humildemente, tenta se
submeter completamente a Allah (ﷻ), da forma adequada e de acordo com
suas possibilidades.
O arrependimento é uma porta que
sempre se encontrará aberta para que a pessoa retifique sua forma de fazer as
coisas.
Sem considerar quão maldosa a pessoa
se tornou ou quantos pecados tenha cometido, não existem desculpas para que não
encaminhe sua vida e tente purificar sua alma.
As palavras de Allah (ﷻ)
funcionam como uma poderosa lembrança (por exemplo, mencionando aqueles que
queimaram vivos os crentes no incidente analisado na surah al Buruj. Allah
disse sobre eles: “Sabei que aqueles que perseguem os fiéis e as fiéis
e não se arrependem, sofrerão a pena do inferno, assim como o castigo do fogo.”
(Buruj: 10).
Obviamente, a porta do arrependimento está sempre
aberta para qualquer pecador e, antes disso, não se deve desesperar. Desta
maneira, uma vez que a pessoa se encaminhe, com a permissão de Allah (ﷻ), não permitirá que suas ações passadas dificultem
sua aproximação de Allah (ﷻ), através da realização de ações
religiosas.
Alguns sábios discutem que o estado que sucede o
arrependimento deve ser melhor que o anterior, já que, ao haver experimentado o
pecado, a pessoa deve se dar conta daquele mal e, assim, aproximar-se de Allah (ﷻ), com o coração aberto e comprometendo-se a mudar
sua vida. Desde que uma pessoa modifique sua vida, não há necessidade de
recordar seus pecados como um “mal necessário” para sua futura purificação
espiritual.
A pessoa aprende uma importante lição
e estas circunstâncias ajudam-na a se recompor – e isso jamais seria possível
sem a experiência do arrependimento, arrependimento este que eleva sua alma
através do prazer de retornar ao seu Senhor.
Texto adaptado do livro Dalil al Muslim al Jadid, Zarabozo
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